terça-feira, julho 25, 2017

Berna exalta grupo e comenta sobre a Lusa

Na Portuguesa desde o início do ano, o goleiro Ricardo Berna conseguiu a sua melhor marca com a camisa rubro-verde.

O experiente jogador completou na última quarta-feira, contra o Santos, o seu quarto jogo seguido sem sofrer gols pela Copa Paulista. A última vez em que a defesa da equipe do Canindé conseguiu essa marca, foi pelo Campeonato Paulista da Série A2 em 2013, onde a Lusa empatou com o Comercial e Ferroviária por 0 a 0 e conquistou duas vitórias encima do Grêmio Osasco por 4 a 0 e São José por 2 a 0.

Equilíbrio e união do grupo

Mesmo após ter sofrido a primeira derrota na Copa Paulista, contra o São Caetano, no último domingo (23), por 3 a 2, a Portuguesa se manteve na liderança da competição com um ponto de folga. O goleiro Ricardo Berna que fez boas defesas na partida, destaca o crescimento do grupo.

O equilíbrio entre a experiência e a juventude, aliado ao bom comando que vem sendo realizado, nos dão liberdade para impormos. Eu costumo dizer que a defesa começa no ataque e temos progredido muito desde o início do ano, quanto ao conjunto.

A situação que o clube passa dificulta muito a criação, pois a pressão é grande por resultados imediatos e tivemos muitos problemas com isso.

Essa pressão externa ditava os acontecimentos no futebol.

Em determinados momentos, muitos que estiveram aqui não prosperaram, mas acredito que as coisas no campo vêm se encaixando e isso se deve ao fato de todos, sem exceção, terem criado a consciência de que caso não conseguimos criar, vamos endurecer o jogo para os adversários. Isso possibilita que as jogadas cheguem mais mastigadas para gente resolver lá atrás e vem dando certo, ” disse o goleiro, Ricardo Berna.

Mesmo após a Portuguesa ter sofrido os seus primeiros gols na competição, o time rubro-verde segue tendo a melhor defesa do campeonato. Perguntado sobre a nova dupla de zaga, ele disse que os dois defensores trouxeram tranquilidade quanto a parte defensiva da equipe.

“Com certeza faz diferença contar com jogadores como eles. O Gabriel eu já conhecia e tem um valor incontestável. O Rodolfo estou tendo o prazer de conhecer melhor agora e estou muito feliz de contar com amigos de tamanha qualidade. Tem também o Brunão, que vem se destacando e já nos ajudou muito, inclusive improvisado em outras funções, mas tem sofrido com lesões. E o Mateus que é bem jovem e tem muita qualidade. Estamos sim tranquilos quanto a posição. ” Afirmou o goleiro.

Amor e o segredo do sucesso

Com 38 anos, o goleiro Ricardo Berna continua defendendo em alto nível. Nessa idade, muitos atletas já não conseguem manter o mesmo ritmo de trabalho, mas ele acredita que existem peças fundamentais em sua vida que o motivam a continuar sendo um grande goleiro. O ídolo lusitano define o segredo do seu sucesso:

“O Amor. Amo o que faço e me tornei um especialista nisso. Tudo que fazemos com amor e entrega completa, prospera! Fico muito feliz com isso, mas tenho que ser justo aqui, toda honra e glória é de Deus, não minha. Eu procuro me esforçar ao máximo entregando o meu melhor todos os dias, junto com o Serginho, que é um dos melhores com quem já trabalhei e com os outros goleiros, que se der brecha me atropelam. Isso me ajuda muito e me entrego ao máximo por gratidão a minha vida, minha saúde, minha família, enfim, por tudo. Acredito que quando decidimos praticar a gratidão, nos tornamos pessoas mais felizes e que quando estamos bem produzimos melhor.

Tenho visto muitas pessoas perseguir o sucesso buscando ser feliz, mas acredito que o caminho é o inverso. Eu tenho sim minhas crises, mas aí, meu esforço é em manter o bom ânimo e confiar em Deus, pois ele tem um propósito na vida de cada pessoa e comigo não é diferente”, afirma, Berna.


Ligação com Portugal

O goleiro destaca ainda, a ligação de família que tem com as raízes portuguesas e até mesmo com a Lusa.

“ Sou português, minha falecida avó nasceu em Portugal e sempre que jogava contra a Lusa, ela saía da zona Sul e vinha ao Canindé só para assistir. Tenho identificação com o clube e me sinto bem vestindo esta camisa. No mais é produzir e seguir sendo útil. Todos aqui estão fazendo o melhor que podem e quando a coisa aperta a força tem vindo de cima, pois as dificuldades são muitas. Já senti que aqui algumas pessoas tentam colocar para nós jogadores o peso de uma responsabilidade que não é nossa, mas um presente só aceitamos se quisermos. Quando não aceitamos, quem o trouxe continua sendo seu dono. Presentes ruins, eu simplesmente descarto e busco manter meu foco em Deus. É maravilhoso o que ele tem feito com minha vida e da minha família. Meu trabalho é reflexo disso! Espero poder contar um dia esta história, para honra e glória Dele. Penso até escrever um livro! Sinto por não ter estreitado essa relação com Deus antes, pois minha vida e de meus familiares já seria muito melhor e o futebol também entra nessa conta. Quero muito que jovens possam ser alcançados e possam decidir isso cedo. Tenho forte comigo que Deus tem um propósito com esse grupo de atletas, pois temos superado limites constantemente e isso não se deve a nós, Deus tem nos sustentado. A diretoria e colaboradores, tem se desdobrado em nos dar condições dentro das possibilidades e isso tem de ser reconhecido. Claro que dá para melhorar, sempre dá, mas se todos acreditarem e persistirem, fatalmente os resultados surgirão”, completa, o goleiro.

Recado para a torcida lusitana

O goleiro Ricardo Berna, termina a entrevista dando um recado para a torcida rubro-verde.

“Eu não sou de ficar mandando recados, o que está ao meu alcance simplesmente vou e faço. Eu não decido como as bolas vêm, mas me esforço muito para defender todas elas. Que Deus possa nos abençoar e que a Lusa volte a figurar entre os grandes do país. O futuro promete! Vamos pensar positivo, mas sem esquecer que tudo acontece no agora. É decisão e atitude”, finaliza o goleiro que é destaque da Portuguesa no ano.

Fonte: Site Oficial da Portuguesa

Um comentário:

  1. Próximo jogo é sexta contra o Taubaté

    http://2016.futebolpaulista.com.br/Competi%C3%A7%C3%B5es/Organizadas+pela+FPF/Copa+Paulista

    ResponderExcluir