quinta-feira, dezembro 18, 2014

Novo técnico da Lusa, Ailton alerta: "Existe mais buraco para cair"

http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2014/12/portuguesa/novo-tecnico-da-lusa-ailton-alerta-existe-mais-buraco-para-cair.html

Gazeta Esportiva: Primeiramente, o que te levou a aceitar o convite da Portuguesa, mesmo com o clube em uma situação tão complicada?

Ailton Silva: É mais um desafio na minha carreira. Tenho um respeito muito grande pelo clube, e a diretoria me convidou agora pra uma reformulação, uma renovação completa. Foram dois anos muito difíceis pra Portuguesa, sem dúvida, com o rebaixamento em 2013 nos tribunais e agora novamente do jeito que foi, na lanterna da Série B. Eu levei em conta o fator de já ter passado pelo clube nas categorias de base, e muitos dos atletas que eu treinei lá estão no profissional hoje. Então, eu encaro esse como o grande desafio da minha carreira até o momento: a reformulação da Portuguesa.

GE: Qual é a sua avaliação do elenco atual da Portuguesa? Acha que o grupo condiz com a situação atual da Lusa, na Série C, ou é possível almejar algo melhor?

Ailton: Do elenco que vimos em 2014, vão ficar poucos jogadores. Inicialmente, a base para o ano que vem será formadas pelos jogadores da base, revelados pelo clube. Quanto aos mais experientes, vamos sentar um por um pra avaliar e ver a renovação dos contratos, mas a ideia é reformular, construir uma base nova e vencedora.

GE: Tendo em mente a atual realidade do clube, qual é a sua prioridade nesse momento? Acredita que é possível chegar longe no Paulista de 2015, ou acha que o Campeonato deve servir mais como preparação pra disputa da Série C?

Ailton: Eu pretendo entrar com os pés no chão nas duas competições. Vamos montar o elenco do zero, e temos que tomar cuidado com esses jovens que vão entrar. São jogadores de potencial, mas você não pode acelerar a adaptação para o profissional. Por isso, o objetivo principal é a permanência na Série A do Paulista. A partir daí, em cima desse Campeonato, vamos montar uma boa base pra que possamos fazer uma campanha satisfatória na Série C do Brasileiro.

GE: Até que ponto a crise política do clube atrapalha o trabalho do departamento de futebol?

Ailton: Esse é um ponto importante que eu fiz questão de destacar na reunião: a união da diretoria com a equipe do futebol. Se não houver esse sentimento de unidade, de trabalho em equipe, vai ficar difícil para todos nós recolocarmos a Portuguesa no seu caminho habitual. Ainda existe mais buraco para cair, precisamos ter cuidado. É mais fundo do que parece, não podemos escorregar

GE: A Lusa ainda não contratou nenhum atleta para a próxima temporada. Em relação a isso, qual foi a conversa que você teve com a diretoria de futebol e com o presidente Ilídio Lico? Existe a perspectiva da chegada de reforços, talvez por empréstimo?

Ailton: A conversa de segunda-feira foi mais centrada no meu contrato, mas eu tenho conversado muito com o próprio Zé Augusto, que conhece bem o elenco e terminou o ano no comando do time. Juntos, vamos fazer a avaliação do grupo para transmitirmos as carências dele para a diretoria.

GE: Até que ponto você acha que esse atraso no planejamento pra 2015, que começa só agora, pode comprometer o ano da Portuguesa?

Ailton: Vamos ter que trabalhar e muito, não dá pra ficar reclamando. Temos muita coisa pra fazer, e vamos correr para tentar contratar jogadores que possam ajudar o clube a voltar pro patamar em que ele merece estar. A ideia é montarmos um bom time no Paulista para já termos uma base boa para a Série C. Assim não perdemos tempo.

GE: Para finalizar, você tem algum recado que gostaria de transmitir para a torcida da Lusa?

Ailton: Quero deixar bem claro que a nossa intenção é de fazer o melhor por esse clube. Vou lutar muito para resgatar a tradição e a grandeza da Portuguesa, com muito trabalho, respeito, seriedade, honestidade e profissionalismo. Nós entendemos a dimensão desse clube, que merece estar em uma situação muito melhor do que essa. Para isso, precisamos do apoio da torcida.

Um comentário:

  1. Ótimo blog, nesses dias é difícil encontrar sites que falem da nossa Lusa, parabéns!
    Quanto a esse treinador, espero que seja mais que esforçado, e que faça uma campanha regular no paulista.

    ResponderExcluir