sábado, janeiro 17, 2015

Livro sobre maiores craques da Portuguesa traz oxigênio ao ar viciado do futebol atual

 
Que momento para lançar um livro com a história dos dez maiores craques da Portuguesa… Afinal, o clube do Canindé vive o pior momento de sua história, enfraquecido dentro e fora de campo, às voltas com a queda para a Terceira Divisão nacional e suspeita de corrupção.

Pensando bem, que ótimo momento para a chegada deste livro! Em especial se o universo de leitores for além dos fãs rubro-verdes e chegar à garotada que adora elogiar o romantismo do Juventus, mas exige profissionalismo do próprio time de coração e baba para as potências europeias, cada vez mais multinacionais.


Em “Os Dez Mais da Portuguesa” (Maquinária Editora, 159 páginas, preço sugerido R$ 30,00), o autor Jorge Nicola faz um rico perfil dos maiores craques que já passaram pela Lusa. Antes que você solte algum comentário cético, é bom deixar claro que estamos falando aqui de gente como: Dener, Djalma Santos, Julinho Botelho, Enéas, Ivair “O Príncipe”, Brandãozinho, Félix, Pinga e Zé Roberto. Tem também o folclórico volante Capitão que, se nunca foi craque, merece estar na lista pela raça e liderança que demonstrou com a camisa rubro-verde.

Por falar em lista, ela é resultado de uma eleição entre alguns torcedores ilustres, como o maestro João Carlos Martins e os jornalistas Flavio Gomes, Eduardo Affonso, Gil Gomes e Orlando Duarte. Com a lista em mãos, Jorge Nicola foi a campo. E o resultado vale a pena.

Colunista do Diário de S. Paulo e blogueiro do Yahoo!, Nicola possui faro apurado para boas histórias. Isso significa que o autor não resumiu sua tarefa a perfilar burocraticamente os dez eleitos, e sim tratou de ouvir parentes, amigos e ex-companheiros e, busca de declarações emocionadas e informações preciosas.

Ao tomar conhecimento da história de Pinga, o maior artilheiro da história da Portuguesa, senti uma certa vergonha de minha própria ignorância. Embora já tivesse ouvido falar deste jogador, não conhecia sua genialidade e importância não apenas para a Lusa, como também para o Vasco da Gama e a seleção brasileira.

Enfim, ler “Os Dez Mais da Portuguesa” é como receber uma dose de oxigênio puro em meio a tantas notícias desanimadoras, não apenas a respeito do clube do Canindé, como também a respeito do seu, do meu, do nosso futebol atual. Apesar de tudo, este esporte vale a pena

Fonte: Site Esporte Fino
Postado por em 15/01/2015
http://esportefino.cartacapital.com.br/livro-craques-portuguesa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário