segunda-feira, maio 05, 2014

Julgamento da Portuguesa pode causar "motim" e avalanche na Série B

O julgamento do abandono da Portuguesa no duelo contra o Joinville, na primeira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, será a ponta do iceberg dos problemas que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) terá que enfrentar na sequência da temporada. Um movimento dos dirigentes, dependendo da decisão do STJD, pode fazer com que a segunda divisão seja "implodida" pelos clubes.
 
A revolta acontecerá caso o STJD dê os pontos do duelo entre Joinville e Portuguesa para o time catarinense sem a disputa de outra partida. Os outros clubes da Série B não aceitarão que o JEC seja beneficiado, obtendo a vitória por WO, e que a Lusa siga na competição. O grupo promete uma chuva de liminares por direitos iguais, ou seja, três pontos contra a Portuguesa.
O Portal Futebol Interior entrou em contato com 16 dirigentes dos 20 times da Série B do Campeonato Brasileiro, que pediram para não serem identificados. Todos foram enfáticos e afirmaram que não aceitarão que apenas o Joinville receba o direito de ganhar os três pontos. Ou a Portuguesa é excluída da competição e todos os jogos dela são considerados W.O ou enfrenta novamente o Joinville.
 
Na primeira rodada, a Portuguesa abandonou a partida contra o Joinville aos 17 minutos da primeira etapa, alegando que seu presidente foi intimado a obedecer uma liminar, concedida a um torcedor, que a garantia na Série A do Campeonato Brasileiro. Ilídio Lico, de acordo com a versão oficial do clube, poderia ser preso se não respeitasse a decisão judicial.
 
O time do Canindé foi denunciado com base no artigo 205 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. O artigo prevê punição para quem “impedir o prosseguimento de partida, prova ou equivalente que estiver disputando, por insuficiência numérica intencional de seus atletas ou por qualquer outra forma”.
 
O artigo prevê uma punição dos três pontos do jogos, mas somente se a partida for suspensa por culpa da torcida. A Lusa seria enquadrada no parágrafo 2º, que diz: “Se da infração resultar benefício ou
prejuízo desportivo a terceiro, o órgão judicante poderá aplicar a pena de exclusão do campeonato, torneio ou equivalente em disputa”.
 
A Portuguesa ainda foi denunciada em outro artigo do CBJD, o 231, que prevê exclusão do campeonato, por ter acionado a Justiça Comum antes de se esgotarem todas as esferas desportivas. O clube também foi enquadrado no artigo 69-2 do Código Disciplinar da Fifa, que pode acarretar na exclusão da Portuguesa do torneio.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário